Apresentação Skip to content
Home Sobre o LN Apresentação
Apresentação PDF Imprimir E-mail

 

O Laboratório de Metrologia de Nêutrons (LN), criado em 1973, é um dos laboratórios de pesquisa do Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes (LNMRI) do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD).

O LN é o laboratório de referência na área de metrologia de nêutrons, sendo responsável pela guarda e manutenção do Padrão Brasileiro de Fluência de Nêutrons, e pela realização da grandeza fluência de nêutrons. No desempenho de sua missão institucional, desenvolve pesquisas nas áreas de metrologia e dosimetria de nêutrons, promovendo também a disseminação das grandezas operacionais (Equivalente de dose ambiente e Equivalente de dose individual) para os instrumentos de medição de nêutrons utilizados por indústrias, centros de pesquisa e universidades em âmbito nacional e internacional, assegurando-lhes rastreabilidade.

Dispondo de infra-estrutura laboratorial com cerca de 300 m2, o LN é composto pelos seguintes laboratórios:

* Armazenamento de Fontes (LAF);

* Baixo Espalhamento (LBE);

* Espectrometria de Nêutrons (LEN);

* Fluxos Térmicos (LFT);

* Instrumentação e Calibração (LIC);

* Métodos Computacionais (LMC);

* Medição da Emissão de Nêutrons (LME); e

* Nêutrons Monoenergéticos (LNM).

 

Padrões e Métodos de Calibração

Comparado metrologicamente ao Bureau International des Poids et Measures (BIPM-França), o LN tem sob sua responsabilidade os seguintes padrões:

* Fonte de AmBe (Padrão Brasileiro de Fluência de Nêutrons); e

* Banho de Sulfato de Manganês (Sistema Absoluto de Padronização Primária, doado pelo BIPM ao INMETRO).

 

Comparações Chaves e Interlaboratoriais

O LN está empenhado em participar regularmente das comparações chaves organizadas pelo BIPM e também de comparações interlaboratoriais, de modo a demonstrar sua rastreabilidade e resultados de medições.

Serviços Oferecidos

Além da manutenção e disseminação da grandeza fluência de nêutrons, o LN oferece regularmente os seguintes serviços:

* Calibração de fontes radioisotópicas;

* Calibração de monitores de área;

* Calibração de canetas dosimétricas;

* Irradiação de monitores individuais; e

* Irradiação de amostras.

 

Outras Atividades

Adicionalmente as responsabilidades inerentes a sua missão institucional, o LN desenvolve atividades de P&D, fornecendo treinamento na área de metrologia e dosimetria de nêutrons, e desenvolvendo técnicas e procedimentos de calibração.

 

Projetos em Parceria

Em parceria com outras instituições de metrologia, universidades e centros de pesquisa do país e do exterior, o LN desenvolve diferentes projetos. Dentre os projetos desenvolvidos estão:

* Desenvolvimento de um cluster para processamento paralelo de programas de simulação matemática em metrologia e dosimetria de nêutrons (cooperação entre o LN, Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC/MCT e Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IF/UFRJ);

* Desenvolvimento de um monitor individual para nêutrons (cooperação entre o LN e o Laboratório de Dosimetria Termoluminescente - LDT/IRD);

* Padronização Primária Absoluta de Fontes de Nêutrons (cooperação entre o LN e o National Physical Laboratory - NPL/UK).

 

Linhas de Pesquisa

As principais linhas de pesquisa do LN na área de metrologia e dosimetria de nêutrons são:

* Medições experimentais de fluência e espectros;

* Testes para caracterização de medidores; e

* Simulações matemáticas com o Método de Monte Carlo.

 

Corpo Técnico

É composto por profissionais com formação em Física e treinamento especializado em Metrologia e Dosimetria de Nêutrons. O quadro permanente do LN é composto por 3 Doutores e 1 Técnico de Eletrônica. Além destes, existem alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

 

Previsão do Tempo