Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do LN se prepara para realizar medições no feixe térmico do Reator Argonauta
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Equipe do LN se prepara para realizar medições no feixe térmico do Reator Argonauta

  • Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 11h12
  • Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2018, 11h30

Em reunião ocorrida no Instituto de Engenharia Nuclear – IEN em 19/06/2018, entre pesquisadores do LN e do IEN, foi estabelecido o primeiro contato para viabilizar a realização de medições de nêutrons no feixe térmico do Reator Argonauta.

O objetivo desse trabalho conjunto será padronizar e rastrear esse feixe térmico ao Sistema Metrológico Internacional, e implantar o Sistema da Qualidade baseado na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, no procedimento para sua utilização. Ao final desse trabalho esse feixe térmico será mais uma linha na Capacidade de Medição e Calibração – CMC do LN. Essa linha será disponibilizada na base de dados do Bureau International des Poids et MesuresBIPM.

Com o feixe rastreado poderão ser calibrados monitores de área e irradiados monitores individuais e amostras, com nêutrons térmicos, para laboratórios nacionais e da América Latina. Essa atividade agrega valor ao LN que passará a contar com esse tipo de feixe em seus trabalhos de desenvolvimento científico e tecnológico.

Além do feixe rastreado está prevista a publicação de trabalhos científicos e a apresentação de uma Dissertação de Mestrado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página