Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > O LN realiza medições de fluência de nêutrons no IEAv
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

O LN realiza medições de fluência de nêutrons no IEAv

  • Publicado: Terça, 15 de Maio de 2018, 11h51
  • Última atualização em Terça, 15 de Maio de 2018, 11h51

Os pesquisadores do Laboratório de Metrologia de Nêutrons – LN/IRD estiveram no período de 2 a 4 de maio de 2018 no Instituto de Estudos Avançado da Força Aérea Brasileira, realizando medições de fluência de nêutrons, utilizando um Precision Long Counter – PLC.

Esse trabalho de pesquisa foi realizado em conjunto com pesquisadores do IEAV, e consiste na caracterização de campos de nêutrons de energia acima de 5 MeV  utilizando o PLC.

Os dados obtidos fazem parte de uma Tese de Doutorado desenvolvida em colaboração com a COPPE/UFRJ.

Essa medição capacita o IEAv a utilizar esses campos de nêutrons para irradiação de amostras e calibração de instrumentos. Esses campos de nêutrons caracterizados também são fundamentais para estudo sobre os danos produzidos pela radiação ionizante na instrumentação eletrônica de aeronaves e satélites. Essa atividade faz parte do Projeto ERISA -  Efeitos das Radiações Ionizantes em Sistemas Aeronáuticos, no qual o IRD é um dos parceiros.

O projeto ERISA objetiva estudar os efeitos das radiações ionizantes de origem cósmica sobre os sistemas eletrônicos embarcados em aeronaves, permitindo ampliar os conhecimentos sobre o campos de radiação em altitudes típicas de aviação e seus efeitos, e fornecendo suporte de dados para a implementação de requisitos de segurança e de avaliação da susceptibilidade de sistemas eletrônicos embarcados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página