Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Participação do LN em Banca de avaliação de Dissertação de Mestrado

  • Publicado: Quinta, 19 de Julho de 2018, 13h08
  • Última atualização em Quinta, 19 de Julho de 2018, 13h09
  • Acessos: 589

O pesquisador Evaldo Simões da Fonseca, membro da equipe do LN participou em 02/07/2018 como avaliador de uma Dissertação de Mestrado da aluna do ITA, Jéssica de Freitas Cipeli. O título do trabalho foi "Metodologia para dosimetria termoluminescente de nêutrons em campos mistos de interesse aeroespacial".

No trabalho, a aluna sistematizou todos os procedimentos para tratamento e classificação dos TLD utilizados no Laboratório do IEAv, onde a dissertação foi realizada. As medições da fluência de nêutrons térmicos foram rastreadas ao Fluxo Térmico Padrão - FT2 do LN. Os resultados obtidos com os dosímetros nas medições do equivalente de dose individual, apresentaram linearidade na faixa de equivalente de dose utilizada.

O pesquisador aproveitando a oportunidade, visitou o Laboratório de Combustão Propulsão e Energia - LCPE, coordenado pela Profa. Dra. Leila Ribeiro dos Santos. O LCPE ocupa uma área de 390 m2 e tem como objetivo desenvolver pesquisas e apoiar a formação de recursos humanos em graduação e pós-graduação. O foco de ação do laboratório é a área de combustão, mas também são executados temas correlatos como propulsão e energia.

Outra iniciativa pioneira do ITA é o Centro de Competência em Manufatura resultado de uma Cooperação com o Instituto Fraunhofer. O Instituto Fraunhofer é uma organização alemã de pesquisa, que conta com 69 institutos espalhados por toda a Alemanha, cada um deles tendo seu foco em um campo diferente da ciência aplicada. Nesse centro o ITA instalou diversos equipamentos computadorizados para desenvolvimento de protótipos de componentes usados na área aeroespacial.

registrado em:
Fim do conteúdo da página