Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Equipe do LN se prepara para realizar medições no feixe térmico do Reator Argonauta

  • Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 11h12
  • Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2018, 11h30
  • Acessos: 941

Em reunião ocorrida no Instituto de Engenharia Nuclear – IEN em 19/06/2018, entre pesquisadores do LN e do IEN, foi estabelecido o primeiro contato para viabilizar a realização de medições de nêutrons no feixe térmico do Reator Argonauta.

O objetivo desse trabalho conjunto será padronizar e rastrear esse feixe térmico ao Sistema Metrológico Internacional, e implantar o Sistema da Qualidade baseado na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, no procedimento para sua utilização. Ao final desse trabalho esse feixe térmico será mais uma linha na Capacidade de Medição e Calibração – CMC do LN. Essa linha será disponibilizada na base de dados do Bureau International des Poids et MesuresBIPM.

Com o feixe rastreado poderão ser calibrados monitores de área e irradiados monitores individuais e amostras, com nêutrons térmicos, para laboratórios nacionais e da América Latina. Essa atividade agrega valor ao LN que passará a contar com esse tipo de feixe em seus trabalhos de desenvolvimento científico e tecnológico.

Além do feixe rastreado está prevista a publicação de trabalhos científicos e a apresentação de uma Dissertação de Mestrado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página